Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Sabemos o quão é importante a educação para melhorar a qualidade de vida e se posicionar no mercado de trabalho, mas nem sempre temos condições de arcar com as despesas estudantis. Os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo SENAI proporciona a muitos jovens  a oportunidade de conseguir se profissionalizar e adquirir uma posição profissional no mercado de trabalho.

Neste artigo sobre os cursos técnicos gratuitos SENAI, você entende melhor como funciona e o que fazer para participar do processo seletivo para conseguir uma bolsa de estudo profissionalizante.

O que é o SENAI?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, conhecido como SENAI, foi criado no em 1942, pelo presidente da república Getúlio Vargas que tinha como objetivo oferecer cursos voltados ao mercado industrial do país para ter mais mão de obra qualificada. Sendo o SENAI um dos programas mais antigo e funcional que tem qualificado jovens em território nacional.

Como funciona o programa de cursos gratuitos SENAI?

Para participar do programa oferecido pelo SENAI é necessário realizar a inscrição para passar pelo processo seletivo.

As vagas oferecidas pelo SENAI são divididas em dois turnos, manhã e tarde integral e para se candidatar é necessário se enquadrar em alguns critérios da instituição, como exemplo, ter terminado o primeiro ano do ensino médio.

Veja Cursos Gratuitos Senac

Se você for aluno de Ensino Supletivo é preciso ter ao menos 50% do curso concluído. Para cursos no período noturno, o candidato à vaga deve ter concluído o ensino médio.

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos SENAI você deve acessar o link do site.

Cursos oferecidos pelo SENAI

No processo seletivo para conseguir participar do programa de bolsas SENAI, os cursos mais concorridos entre os candidatos são:

  • Técnico em Mecânica

O curso de técnico nessa área é elaborado com o objetivo de planejar e controlar os diversos processos da produção mecânica, ensinando o aluno a planejar, executar a manutenção e coordenar sua equipe de trabalho, seja na para montar máquina, confeccionar algumas peças ou participar de projetos e desenvolvimento voltado à mecânica.

  • Técnico em Eletrotécnica

Oferece ao aluno a formação técnica para atuar nas empresas de serviço de geração, distribuição de energia e transmissão, exemplo, indústria de máquina, equipamentos e componente elétrico, comércio de setor elétrico e profissional liberal se desejar.

  • Técnico em Eletrônica

Habilita os alunos a ser um profissional qualificado e responsável que trabalha na parte de desenvolvimento de projetos e instalação, para atender a necessidade do setor eletrônico no mercado de trabalho.

Quando formado, o profissional irá realizar serviços de instalações e manutenções por empresas de eletroeletrônicos, automação industrial e até mesmo telecomunicações.

  • Técnico em Têxtil

Nesta área o profissional torna-se habilitado para planejamento e coordenação dos processos de fiação, malharia, beneficiamento têxtil e tecelagem, além de atuar no desenvolvimento de produtos novos.

  • Auxiliar Administrativo

O curso tem o objetivo de habilitar o técnico para trabalhar com rotinas administrativas de escritórios e empresas.

Os alunos aprendem funções e práticas que são realizadas na rotina de um auxiliar administrativo.

Entre esses citados anteriormente, existem vagas para outras áreas oferecidas pelo SENAI. Para ver a lista completa acesse o link do site de cursos.

 Quais as regras e quem podem participar dos cursos gratuitos?

Para participar o candidato à vaga no SENAI deve ter no mínimo 14 anos e estar cursando o segundo ano do ensino médio tentar a vaga.

A idade máxima para se candidatar aos cursos técnicos é de 24 anos.

Ao final do curso o aluno irá receber um diploma de habilitação profissional, na categoria técnica de acordo com a vaga escolhida.

Qualquer aluno pode concorrer à bolsa integral através de uma prova que é realizada para inserção no programa ou acessar o Pronatec (Programa gratuito oferecido pelo governo para jovens e adultos de baixa renda) e realizar a inscrição através dele.

Programa de Estágio Pós-SENAI

O SENAI junto com as indústrias que participam do programa divulga vagas de estágios para os alunos de curso técnico, sendo que as informações sobre o estágio são divulgadas pelas empresas.

A instituição SENAI posta as informações sobre o estágio nos murais para serem visualizados pelos alunos, desse modo, quem tiver interesse entra em contato com a empresa que está contratando. O SENAI deve conceder obrigatoriamente o documento que prova o comparecimento do aluno e sua situação regular nas aulas do curso técnico escolhido.

É importante saber que o SENAI só divulga a oportunidade, questões como pagamento e ajuste de horários, são tratadas diretamente com a empresa.

Na maioria dos casos, os alunos que fazem estágios acabam tornando-se funcionários das empresas e assim que termina o curso já tem uma colocação no mercado de trabalho.

Inscrições cursos técnicos SENAI

Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o site ou ir até uma unidade de ensino SENAI.

É necessário o pagamento de uma taxa e o valor das inscrições para o curso SENAI podem ser reajustadas em cada semestre. Caso tenha baixa renda é possível apresentar um atestado de pobreza para concorrer a bolsa integral na instituição.

O SENAI atende toda a população nacional e a qualifica para fazer parte do mercado de trabalho no setor industrial.

Você também pode conseguir a bolsa integral no SENAI através das parcerias com o programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que custeia o valor das mensalidades.

  • Datas das inscrições SENAI

As inscrições para os cursos técnicos no SENAI ficam abertas o ano inteiro, pois as instituições montam as turmas conforme as demandas que vão surgindo. Caso tenha interesse, acesse página SENAI para realizar sua inscrição e preencha o formulário com os dados que são solicitados.

  • Prova SENAI

O SENAI conta com a aplicação de uma prova para seleção de candidatos às vagas.

Para informações sobre valores, horários, inscrição, lista da segunda chamada, disponibilidade de curso e outras informações, entrem em contato com uma das instituições mais próximas de você ou através do site.

Lembrando que a idade mínima para realizar a prova é de 14 anos e a máxima de 24 anos ao se formar.

Cursos do Pronatec oferecidos pelo SENAI

Para quem deseja uma boa formação, colocação no mercado profissional pela instituição SENAI e não tem renda suficiente para pagar a mensalidade do curso, o governo firmou em 2011 uma parceria com a instituição que permite a inclusão de centenas de jovens è educação de ensino qualificado e técnico.

Para conseguir participar dos cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI é preciso conhecer o programa Pronatec para entender como funciona e o que fazer para conseguir realizar a sua inscrição.

Para informações acesse: Cursos Pronatec

Deixe um comentário